29/08, às 20h
Série Concertos Sinfônicos
Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo - Oses
Helder Trefzger, regente
Solo de violino: Diego Adinolfi, spalla
Gioacchino Rossini: Abertura da ópera Guillaume Tell
Andante/Allegro/Andante/Allegro vivace
Marcelo Rauta: Villalobiana n.° 4
Andante/Allegretto/Andante
Andante
Allegro
Nicolai Rimsky-Korsakov: Sheherazade
O mar e o navio de Simbad: (Largo e maestoso/Allegro non troppo)
A história do Príncipe Kalender: (Lento/Andantino/Allegro molto/Con moto)
O jovem príncipe e a jovem princesa: (Andantino quasi allegretto/Pochissimo più mosso/Come prima/Pochissimo più animato)
Festa em Bagdá - Naufrágio do barco nas rochas: (Allegro molto/Vivo/Allegro non troppo maestoso)
Solo de violino: Diego Adinolfi, spalla
Sobre a apresentação
A ópera Guilherme Tell foi escrita em 1829 pelo compositor italiano Gioachino Rossini (1792-1868) e tem como protagonista o personagem-título, herói nacional suíço. A abertura inicialmente remete à tranquilidade da vida nos Alpes, com um plangente solo de violoncelos.Após uma tempestade, uma melodia tocada pelo corne-inglês e depois repetida pela flauta nos leva novamente à paisagem idílica da Suíça até que, no seu trecho final, após uma fanfarra tocada por trompetes e trompas, temos a famosa a cavalgada dos soldados suíços, sob a liderança de Guilherme Tell.
O compositor capixaba Marcelo Rauta (1981) escreveu uma série de oito obras intituladas Villalobianas, frutos de uma pesquisa sobre os procedimentos composicionais de Villa-Lobos e das influências recebidas por ele dos compositores modernistas de sua época. Rauta, assim como fez Villa-Lobos nas suas Bachianas Brasileiras, escreveu para diferentes formações, tanto camerísticas como orquestrais.
Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908), compositor russo, é considerado um mestre da orquestração. Foi membro do Grupo dos Cinco, que reunia defensores de um estilo nacionalista da música clássica, aliando canções e tradições folclóricas russas a elementos exóticos (ritmicos, melódicos e harmônicos). A suíte sinfônica Scheherazade foi composta em 1888, inspirada no livro As mil e uma noites e se destaca pelo colorido da orquestração e pela presença de elementos orientais, presentes na história da Rússia Oriental. Ela divide-se em quatro partes: O mar e o navio de Simbad; A história do Príncipe Kalender; O jovem príncipe e a princesa; Festa em Bagdá.