14 a 22/11, às 10h
Série Orquestra nas Escolas
Escolas da Rede Pública de Ensino do Espírito Santo
Entrada gratuita
Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo - Oses
Helder Trefzger e Sanny Souza, regentes
Gioachino Rossini: Guilherme Tell (final)
Pyotr Ilyich Tchaikovsky: Valsa, do ballet A Bela Adormecida
Danny Elfman: The Simpsons (arranjo: Guilherme Mannis)
Koji Kondo: Abertura Tema, de Super Mario Bros
John Williams: Star Wars, Marcha Imperial
Ary Barroso: Na Baixa do Sapateiro (arranjo: Antônio Paulo Filho)
Sobre a apresentação
Gioachino Rossini (1792-1868) foi um dos principais compositores do primeiro romantismo italiano, deixando um legado de 39 óperas, como Il barbiere di Siviglia, L'italiana in Algeri e La Cenerentola. Em 1829, escreveu a sua última ópera, Guilherme Tell, cuja abertura traz, em seu célebre finale, uma passagem rápida e vibrante, iniciada por trompas e trompetes e finalizada por toda a orquestra.
Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), um dos principais nomes da música russa, deixou um legado que inclui óperas, sinfonias, concertos e músicas para balés, como O lago dos cisnes, O quebra-nozes e também A bela adormecida (1889), cuja valsa, do primeiro ato, é notória por sua marcante melodia.
Danny Elfman, compositor norte-americano nascido em 1953, escreveu diversas trilhas para teatro, televisão e cinema, como Missão Impossível, Homem Aranha e Os Simpsons, uma das músicas-tema mais reconhecidas da história da televisão americana, aqui com arranjo do maestro Guilherme Mannis.
O compositor japonês Koji Kondo (1961) ficou famoso por compor trilhas sonoras para jogos de videogame, como Super Mario, Star Fox e The Legend of Zelda, dentre muitos outros. Segundo ele próprio, foi necessário jogar o game inúmeras vezes, adaptando o tempo e buscando um ritmo que estivesse alinhado com as ações de correr e pular do personagem principal, transformando essa sensação em melodia.
A Marcha Imperial é um dos temas de filmes mais conhecidos, um clássico exemplo de leitmotiv, motivo recorrente, associado a personagens ou a eventos de um drama. Ela representa o autoritário Império Galáctico e geralmente está associada ao mais famoso personagem de Star Wars, Darth Vader. Foi composta por John Williams e apareceu pela primeira vez no filme O Império Contra-Ataca. O tema é inspirado na famosa Marcha Fúnebre, da Sonata para piano n.º 2, de Chopin, e em Marte, o Portador da Guerra, de Gustav Holst.
O compositor brasileiro Ary Barroso (1903-1964) foi autor de mais de 250 músicas, dentre elas Aquarela do Brasil, música que consolidou o estilo samba-exaltação, com versos ufanistas. Baixa do Sapateiro é um samba composto por ele e gravado por Carmen Miranda em 1938 e que, mais tarde, foi utilizado em um filme da Disney, em 1944. Aqui, a música recebe um arranjo de Antônio Paulo Filho, ex-fagotista da Oses.